A identidade é um documento muito importante e que pode ser feito já quando somos crianças e serve para nos identificar como cidadãos brasileiros. Muitos tipos de serviços solicitam a apresentação do documento, seja consultas médicas, inscrição em escolas, entrar no cinema até serviços mais sérios como financiamentos e empréstimos. Sem o documento é impossível conseguir um trabalho, morar em algum lugar etc.

Veja também:

Segunda via da Carteira de identidade em Recife PE

Segunda via da Carteira de identidade no Rio de Janeiro RJ

Segunda via da Carteira de identidade em Fortaleza CE

Segunda via da Carteira de identidade em São Paulo

Por isso, é importante fazer a sua carteira de identidade e aquelas pessoas que por algum motivo perderam o documento, foi roubado ou extraviado, devem correr ao local mais próximo disponível em busca da sua segunda via da Carteira de identidade. Por todo o Brasil, existem órgãos responsáveis e competentes que fazem a emissão de primeiras e segundas vias e neste artigo separamos tudo o que você precisa saber para conseguir sua segunda via da carteira identidade em Natal RN.

Onde tirar segunda via da identidade em Natal RN?

Emitir sua sua segunda via da carteira de identidade em Natal RN é relativamente simples, apesar de ser um processo que demanda tempo. Existem apenas alguns locais habilitados para realizar a emissão de 2 via do RG em Natal RN sendo eles as centrais do cidadão na cidade. Abaixo você pode conferir todas elas:

  • Central do Cidadão Zona Norte (Shopping Estação): Av. Dr. João Medeiros Filho, 2300; (84) 3232-7809.
  • Central do Cidadão Alecrim: Av. Coronel Estevam, 415 – Alecrim, Natal;
  • Central do Cidadão Zona Sul (Shopping via direta): Av. Sen. Salgado Filho, 2233 – Lagoa Nova, Natal.

Onde tirar carteira de identidade em Natal RN?

Da mesma forma que a segunda via, emitir também a sua primeira via da carteira de identidade deve ser um procedimento efetuado nas centrais do cidadão da cidade nos endereços:

  • Central do Cidadão Zona Norte (Shopping Estação): Av. Dr. João Medeiros Filho, 2300; (84) 3232-7809.
  • Central do Cidadão Alecrim: Av. Coronel Estevam, 415 – Alecrim, Natal;
  • Central do Cidadão Zona Sul (Shopping via direta): Av. Sen. Salgado Filho, 2233 – Lagoa Nova, Natal.

O que eu preciso fazer para tirar a segunda via da identidade?

O primeiro de tudo para tirar a segunda via de identidade é conseguir um lugar na fila. O serviço é muito requisitado e por isso só funciona com agendamentos, com exceção da Central do Cidadão Zona Sul que distribui 30 fichas por dia para as pessoas que chegam primeiro ao local (as que estão com necessidade costumam chegar no local às 5 da manhã). Nas demais centrais do cidadão é preciso realizar os agendamentos online que começam a partir das 12hs e atualmente o serviço está se restringindo ainda mais para aqueles que foram contemplados com os auxílios emergenciais e saque do FGTS concedidos pelo Governo Federal. Por ser um serviço de emergência na pandemia para famílias de baixa renda e que exige a obrigatoriedade desse documento, a emissão da segunda via da identidade em Natal RN atualmente é para essas pessoas. É preciso comparecer na Central do cidadão escolhida (preferencialmente mais próxima de sua casa) no horário e dias marcados com os seguintes documentos:

  • Registro original de nascimento ou certidão de casamento;
  • Comprovante original e recente de residência;
  • CPF;
  • 2 fotos 3×4 para confecção do documento;
  • Atualmente é preciso levar um comprovante do recebimento do auxílio ou da conta FGTS, já que o serviço está restrito, mas normalmente esse documento não é necessário. 

Como tirar segunda via da identidade pela internet?

Tirar a sua segunda via da carteira de identidade em Natal RN não é um serviço que pode ser feito online, sendo necessário comparecer a central do cidadão no dia e local agendados de sua preferência. Como é um serviço de identificação é preciso comparecer presencialmente, assinar documentos, inserir sua digital, portanto são procedimentos em que não é possível que sejam feitos digitalmente. O único procedimento que realmente é feito pela internet é o agendamento (escolha do endereço, data e horário dentre os disponibilizados) para que você compareça presencialmente e possa realmente fazer sua segunda via da identidade em Natal RN.

Quantos dias demora para identidade ficar pronta?

A sua segunda via da identidade em Natal RN leva um tempo relativamente curto para ficar pronta podendo variar de estado para estado e central de cidadão para central de cidadão pois cada um tem suas próprias demandas. Normalmente se pede em média três dias úteis para que ela fique pronta e você possa retirá-la. O atendente também vai te informar o horário provável para que você possa comparecer, pegue uma senha e retire sua sua segunda via da carteira de identidade em Natal RN. É importante salientar que da primeira vez que você for emitir sua sua segunda via da identidade em Natal RN, o serviço é totalmente gratuito, mas que a partir da terceira via já é cobrado uma taxa fixa de R$25,00. 

Central do cidadão agendamento identidade

Os agendamentos para emissão da sua segunda via da carteira de identidade em Natal RN não podem ser feitos por telefones. Para conseguir agendar o seu, é necessário entrar no site da central do cidadão e efetuar o agendamento a partir das 12hs. Antes desse horário, a pessoa não consegue emitir a ficha nem ver os horários e datas disponíveis. Você ainda pode comparecer presencialmente e também realizar o agendamento da sua sua segunda via da identidade em Natal RN diretamente na Central do Cidadão.

Central do cidadão via direta telefone

A Central do Cidadão via direta, como dissemos no nosso tópico sobre onde tirar segunda via da carteira de identidade em Natal RN é a única que aceita que as pessoas compareçam presencialmente e após conseguir uma das fichas disponibilizadas diariamente, conseguem realizar todo o procedimento no mesmo dia. Por isso, ela trabalha com agendamentos online ou presencialmente. Mesmo assim, ela ainda possui um atendimento via telefone que é muitas vezes requisitado e por isso você pode encontrar algumas dificuldades para falar com um atendente. Confira os dados sobre a Centrão do Cidadão Zona Sul no Shopping Via Direta.

  • Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 2233 – Lagoa Nova, Natal.
  • Telefone: (84) 3232-7559.