Criado no ano de 1907, o Registro Geral (RG) – ou Carteira de Identidade, como é popularmente conhecido – é considerado o documento mais importante para todo e qualquer cidadão que habite o território brasileiro. A emissão desse documento é feita em todos o país e cada estado da federação possui total liberdade para definir como e onde será a realização da confecção do Registro Geral. Veja como você pode solicitar a segunda via da carteira identidade em Recife PE.

Veja também:

Segunda via da Carteira de identidade no Rio de Janeiro RJ?

Segunda via da Carteira de identidade em Fortaleza CE

Segunda via da Carteira de identidade em São Paulo

Segunda via da carteira de identidade em Belo Horizonte MG

Todavia, é bastante comum que as Secretarias de Saúde Pública sejam os órgãos responsáveis por esse procedimento, sendo obrigatório a gratuidade da emissão da primeira via para qualquer cidadão nacional. O fato de ser um documento constantemente utilizado no cotidiano do indivíduo, aliado a correria dos afazeres do mundo contemporâneo faz com que seja relativamente comum a perda ou esquecimento da Carteira de Identidade em algum local.

Por ser um país muito extenso e cada estado possuir autonomia quanto a emissão da Carteira de Identidade, é comum existirem distinções no procedimento para a emissão do RG. Pensando nisso, hoje trouxemos as mais relevantes informações acerca do método correto de emitir a segunda via da Carteira de Identidade em Recife PE, além de responder às principais dúvidas sobre o assunto.

Como tirar a segunda via do RG em Recife?

Para tirar a segunda via da Carteira de Identidade em Recife PE é mais simples e rápido do que o que a maioria das pessoas costuma achar que é. O órgão responsável pela emissão desse documento é o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e existe a possibilidade de realizar a solicitação através do atendimento presencial ou então agendar um atendimento de maneira online.

Para aqueles que desejam solicitar a sua segunda via da identidade em Recife PE de maneira presencial, é preciso se dirigir até um dos postos conveniados ao Instituto de Identificação Tavares Buril e portar toda a documentação necessário para o momento. Nesse caso, não existe a necessidade de se realizar um agendamento prévio, porém, é preciso emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e estar com ele quitado.

Ao chegar no posto conveniado ao IITB, basta pegar a ficha para a realização da segunda via da Carteira de Identidade em Recife PE e aguardar a sua vez de ser atendido. Todavia, é importante ressaltar que, devido a época de quarentena e pandemia vivenciadas atualmente por causa da Covid-19, é comum que muitas instituições estejam funcionando com horários alterados e atendendo uma quantidade menor de pessoas por dia.

Portanto, é válido que antes de comparecer ao local o indivíduo ligue e se informe, para garantir que está realmente funcionando.

Para aqueles que desejam realizar um agendamento do horário de atendimento, é perfeitamente possível fazer isso sem sair do conforto de sua residência. Esse agendamento vale tanto para postos conveniados ao Instituto de Identificação Tavares Buril, quanto para o atendimento no Expresso Cidadão. Para tanto, basta acessar ao portal online PE Cidadão através do link a seguir https://pecidadao.pe.gov.br e selecionar a opção “agendamento”. Em seguida, irá aparecer uma série de serviços aos quais é possível agendar o atendimento, você irá selecionar a segunda via do RG e preencher todos os seus dados pessoais. Será dado a opção de escolher o posto conveniado ao IITB ou ao Expresso Cidadão mais próximo de você. Após isso, você deverá emitir um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e realizar o pagamento, só então você irá retornar ao site do PE Cidadão e finalmente agendar a data do seu atendimento. É sempre bom ficar de olho e ter cuidado para não perder seu atendimento, pois, uma vez que não comparece, você ficará proibido de agendar uma nova data e, nesse caso, a única solução será se dirigir até um atendimento presencial. Atente-se, também, no momento de selecionar as opções de serviços, pois, caso você se engane e selecione a primeira via, ainda que esteja lá, você não conseguirá fazer a segunda via do seu RG. Em ambos os atendimentos é imprescindível estar com o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) em mãos.

Quanto custa a 2 via da identidade PE?

Para fazer a expedição da sua segunda via da Carteira de Identidade em Recife PE, é necessário realizar o pagamento de uma quantia considerável baixa, que será usada para cobrir os gastos que o estado terá com esse procedimento. O valor cobrado pelo estado do Pernambuco para emitir a segunda via da identidade em Recife PE no ano de 2021 é a taxa única de R$ 23,35 e idosos acima de possuem gratuidade.

Como agendar para tirar RG em Recife?

O agendamento para fazer o Registro Geral em Recife é bastante rápido e simples, sendo semelhante ao agendamento para a realização da segunda via da Carteira de Identidade em Recife PE. A diferença será no momento de selecionar o tipo de atendimento que, dessa vez, será selecionada a primeira via e não será preciso o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), pois todos possuem gratuidade para a primeira via.

Como tirar a segunda via da identidade pela internet?

Para tirar a segunda via da Carteira de Identidade em Recife PE pela internet é preciso acessar o site do PE Cidadão através do seguinte link https://pecidadao.pe.gov.br e selecionar o serviço desejado, nesse caso, será a segunda via do RG. Nessa modalidade, o agendamento e preenchimento dos dados é feito pela internet, no entanto, ainda será necessário se dirigir até um posto conveniado ao IITB ou até um Expresso Cidadão para fazer a retirada do RG. Para esse momento, é preciso estar portando a Certidão de Nascimento (para solteiros), Certidão de Casamento (para casados) ou Certidão de casamento com a averbação (para separados e divorciados). Para menores de 16 anos, é obrigatório a presença de um responsável maior de idade.

Quantos dias demora para a identidade ficar pronta?

Após o pagamento da DAE e realização do seu atendimento presencial, o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) necessitará de um tempo para confeccionar a sua cédula de Registro Geral, haja vista a elevada demanda pelo serviço. Tanto para casos de agendamento do atendimento online, quanto para casos de atendimento presencial, o prazo para a entrega do documento é de 8 dias úteis e a retirada só é feita pelo próprio titular do documento.

Agendamento RG Expresso Cidadão

O Expresso Cidadão é um programa governamental do estado de Pernambuco que busca facilitar e desburocratizar a emissão de alguns documentos, dentre eles, a segunda via da Carteira de Identidade em Recife PE. Para realizar o agendamento desse atendimento, basta acessar o site https://pecidadao.pe.gov.br e selecionar a opção de agendamento para o Expresso Cidadão. Em toda a cidade de Recife existem várias agências Expresso Cidadão, basta que você selecione a que está mais próxima de você e marque uma data para emitir seu documento.