Certamente a carteira de identidade pode ser considerada como um dos documentos mais importantes para todos os cidadãos brasileiros. Caso você tenha perdido a sua,  veja como você pode conseguir emitir a segunda via da carteira de identidade no Rio de Janeiro RJ.

Veja também:

Segunda via da Carteira de identidade em Fortaleza CE

Segunda via da Carteira de identidade em São Paulo

Segunda via da carteira de identidade em Belo Horizonte MG

Como‌ ‌solicitar‌ ‌2‌ ‌via‌ ‌CNH‌ ‌Detran‌ ‌PE‌ ?‌

Esse é um documento fundamental para todos os brasileiros,  uma vez que é utilizado para a emissão de outros documentos, além  também em diversos processos do nosso cotidiano como solicitação de empréstimo bancário, cartões de crédito, entrada em estabelecimentos em alguns eventos dependendo da classificação faixa etária.

Muitas pessoas acabam perdendo o documento de identidade original por diversos fatores perda, extravio, roubo ou furto. E isso vier a acontecer você deve realizar a emissão da segunda via da carteira de identidade o mais rápido possível para que possa evitar  problemas futuros.

Se você está passando por uma situação como esta neste artigo vamos mostrar para você o passo a passo de como conseguir solicitar segunda via da carteira de identidade no Rio de Janeiro RJ 2021. Veja a seguir algumas orientações de como você pode estar solicitando a emissão da segunda via da carteira de identidade no Rio de Janeiro. 

Como agendar segunda via da carteira de identidade no Rio de Janeiro? 

O Detran do Rio de Janeiro,  criou o sistema de agendamento de serviços como forma de mecanismo que procura dar agilidade no processo de emissão da segunda via da carteira de identidade, fazendo com que seja possível realizar uma reserva prévia do horário para atendimento em um dos postos de identificação civil.

Esse serviço está disponível para os cidadãos que têm ou já tiveram carteira de identidade emitida pelo estado do Rio de Janeiro por meio do Detran do Rio de Janeiro ou instituto Félix Pacheco. O processo de agendamento para emissão da segunda via da carteira de identidade no estado do Rio de Janeiro acontece de forma bem simplificada após a criação do Sistema de Agendamento de Serviços. 

  • Inicialmente é necessário que você acesse o site oficial do Detran do Rio de Janeiro através do seu celular ao computador;
  • Após acessar o site selecione “Agendamento” e tem que ficar abaixo do menu identificação civil;
  • Depois o que estiver na tela de agendamento selecione qual a modalidade de solicitação. E em seguida preencha com atenção todos os campos com seus dados pessoais tais como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai;
  • Em seguida será perguntado se você possui carteira de identidade emitida no estado do Rio de Janeiro e solicitado que digite os caracteres apresentados na imagem. 
  • Clique no botão “Enviar”;
  • Agora será necessário eu escolher a região ou posto de atendimento no qual você deseja ser atendido;
  • Escolha o horário do atendimento;
  • Na próxima aba realize a revisão dos dados do agendamento;
  • Clique em “Enviar” para finalizar a solicitação. 

Após realizar essas etapas você será direcionado para uma outra página onde aparecerá a confirmação da data e horário do seu agendamento com o número do protocolo. Se você identificar que não poderá comparecer na data e horário agendado é necessário que realize o cancelamento com até 24 horas de antecedência por meio do número de telefone para atendimento.  Veja quais são os números:

  • 3464 1040
  • 3460-4041
  • 0800-020-4040

Quais os documentos necessários para emitir a segunda via da carteira de identidade no Rio de Janeiro?

O processo de emissão da segunda via da carteira de identidade no Rio de Janeiro necessita da reunião de alguns documentos. No guia do agendamento você deve comparecer com a certidão original ou uma cópia autenticada. Veja a seguir algumas situações que podem ocorrer:

  • Menor de 16 anos : deve levar a certidão de nascimento e documento de identidade original do responsável que está o acompanhando;
  • Cidadãos solteiros: certidão de nascimento;
  • Cidadãos cansados: certidão de casamento;
  • Brasileiros naturalizados: certidão de Naturalização;
  • Portugueses que têm igualdade de direitos e obrigações civis: cópia do diário oficial da União contendo a publicação da portaria e original da certidão de trâmite processual que pode ser impressa através do site do ministério da Justiça.

Também será necessário levar documento original do documento único do Detran do Rio de Janeiro de arrecadação (DUDA). Cópia autenticada ou original do CPF e umas foto 3×4.

Como posso fazer o pagamento do DUDA para ter minha segunda via da carteira de identidade no Rio de Janeiro?

Caso você ainda não tenha conhecimento, a segunda via da identidade em Rio de Janeiro é permitida através do pagamento de uma taxa do documento original do documento único do Detran do Rio de Janeiro de arrecadação (DUDA). O valor que deve ser para nessa taxa é de R$40,00 de forma que pode ser paga em qualquer agência bancária. Se preferir você pode realizar a emissão do boleto para pagamento do DUDA de forma bem simples e rápida utilizando o site oficial do DETRAN Rio de Janeiro.

Depois de acessar o site do Detran, vá no menu “identificação civil” e selecione a opção dos “Serviços”. Em seguida clique em “2ª via da carteira de identidade. Feito isso, selecione o item taxa de serviço. Clique no botão azul emita seu boleto aqui. 

Quais os procedimentos para ter a segunda via do RG no Rio de Janeiro?

Para que você consiga a sua segunda via da carteira de identidade no Rio de Janeiro vai precisar seguir alguns procedimentos até que venha estar com documento em mãos. O primeiro procedimento será realizado o pagamento da taxa de serviço em qualquer agência bancária.

Em seguida você deve realizar o agendamento do atendimento em um dos  postos de atendimento. O procedimento necessário é comparecer a um dos postos de identificação civil portando a documentação solicitada. O agendamento do atendimento nos postos de atendimento pode ser realizado através do site ou pelo número de teleatendimento. Se você foi vítima de furto ou roubo não é necessário agendar o serviço. 

É possível fazer a consulta da carteira de identidade Rio de Janeiro?

Sim, você tem como saber se a solicitação da sua carteira identidade está pronta. Basta acessar o menu identificação civil e clicar consultas-status do pedido de identidade e digitar as informações de solicitado informando o número do seu pedido e os caracteres que aparecem na imagem. 

Qual o prazo de entrega da segunda via do RG no Rio de Janeiro?

Postos da região metropolitana do Rio de Janeiro

Caso você solicite a segunda via e já tenha possuído uma carteira de identidade emitida pelo Detran do Rio de Janeiro o prazo para entrega pode ser de até cinco dias úteis à contar da data de requerimento. Nos demais caso esse prazo de entrega passa a ser de 10 dias úteis à contar da data de requerimento.

Postos do interior do estado do Rio de Janeiro

Neste caso, a  2ª via da sua carteira de identidade pode ter um prazo de entrega de até 10 dias úteis à contar da data de requerimento.