A carteira de identidade costuma ser considerada como um dos documentos mais importantes. Perder um documento como este pode acabar provocando grandes dores de cabeça no futuro. Se você acabou perdendo a sua, veja como você pode solicitar a segunda via da Carteira de identidade em Fortaleza CE.

Esse é um documento fundamental para todos os brasileiros,  uma vez que é utilizado para a emissão de outros documentos, além  também em diversos processos do nosso cotidiano como solicitação de empréstimo bancário, cartões de crédito, entrada em estabelecimentos em alguns eventos dependendo da classificação faixa etária.

Veja também:

Segunda via da Carteira de identidade em São Paulo

Segunda via da carteira de identidade em Belo Horizonte MG

Como‌ ‌solicitar‌ ‌2‌ ‌via‌ ‌CNH‌ ‌Detran‌ ‌PE‌ ?‌

Como‌ ‌solicitar‌ ‌2‌ ‌via‌ ‌da‌ ‌CNH‌ ‌Detran‌ ‌RJ?

Muitas pessoas acabam perdendo o documento de identidade original por diversos fatores perda, extravio, roubo ou furto. E isso vier a acontecer você deve realizar a emissão da segunda via da carteira de identidade o mais rápido possível para que possa evitar  problemas futuros. Se você está passando por uma situação como esta neste artigo vamos mostrar para você o passo a passo de como conseguir solicitar segunda via da carteira de identidade Fortaleza 2021.

Veja a seguir algumas orientações de como você pode estar solicitando a emissão da segunda via da Carteira de identidade em Fortaleza CE. Veja como você pode estar solicitando a 2ª via do RG e quanto tempo isso levará. 

O que fazer se perder a identidade?

Perder um documento de identidade pode ser uma situação muito desagradável para diversas pessoas. O documento de identidade também é popularmente conhecido como o RG ( Registro Geral), e possui validade de 10 anos. Depois despedido é necessário realizar a renovação do documento para que você continue podendo utilizá-lo. No novo documento você poderá adicionar o número do seu CPF e do seu cartão cidadão. Se você perdeu o seu documento de identidade, ou até mesmo foi vítima de furto ou roubo, é necessário que você realize o registro do boletim de ocorrência, a fim de que seja comprovado de que você não tem mais este documento, permitindo que haja uma proteção caso os seus dados sejam utilizados para realização de crimes por terceiros que estejam em posse deste documento. Outro ponto importante é que você comunique aos órgãos de proteção ao crédito Sobre o ocorrido. Isso é necessário uma vez que sua identidade está dentro do cadastro desses órgãos e é possível que o sistema dispara um alerta caso alguém tem que realizar uma operação. 

Como tirar segunda via da carteira de identidade em Fortaleza?

É possível realizar a solicitação da segunda via da identidade em Fortaleza em alguns postos de atendimento que estão disponíveis para atendimento da população. Você pode solicitar a geração da segunda via nas Casas do Cidadão do Shopping Benfica e da Assembleia Legislativa, no  Vapt Vupt do Antônio Bezerra e da Messejana, além do Posto de Identificação do Conjunto São Francisco, também no Antônio Bezerra. Para emissão da segunda via da carteira de identidade será necessário realizar o pagamento de uma taxa de R$ 53, 88. Caso você tem ácido vítima de roubo ou furto a emissão da 2ª via será gratuita. Os postos de atendimento funciona de segunda a sexta das 8h horas às 17h. Os Vapt Vupt realizam  agendamento online através do site oficial e atendimento presenciais. É  necessário que você realize o preenchimento dos dados solicitados e informe o dia e horário que deseja comparecer em uma das unidades. Seu novo RG ficará pronto em torno de 5 dias úteis e pode ser retirado na sede do local escolhido. 

Onde tirar RG em Fortaleza e receber no mesmo dia?

Estando em Fortaleza,  você pode solicitar a geração da segunda via nas Casas do Cidadão do Shopping Benfica e da Assembleia Legislativa, no  Vapt Vupt do Antônio Bezerra e da Messejana, além do Posto de Identificação do Conjunto São Francisco, também no Antônio Bezerra. O tempo de recebimento pode variar dependendo de onde você realizou a solicitação. O processo de emissão da segunda via da identidade Fortaleza pode demorar em média 3 dias úteis. Então, é necessário que você realize a solicitação da nova via desse documento o quanto antes para que não venha a sofrer com problemas futuros por não estar em posse dele.

Quanto custa para tirar a segunda via da identidade?

Para emitir a segunda via da identidade será necessária realizar um pagamento de uma taxa no valor de R$53,88 centavos. O boleto para pagamento da taxa pode ser emitido através do site da STDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE). Pessoas que são inscritas no Cadastro Único do Fundo Nacional da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social) são isentas de realizar o pagamento da taxa para emissão da 2ª via da identidade, além das pessoas que estão desempregados, maiores de 60 anos e pessoas que estão em situação de rua. Para ter a isenção você terá que apresentar uma declaração emitida pelas assistentes sociais do estado ou município. E caso tenha sido vítima de furto ou roubo deve levar o boletim de ocorrência.

Como tirar segunda via da identidade pela internet?

Devido o decreto estadual que estabelece o fechamento dos serviços não essenciais, que visa evitar a formação de aglomerações está paralisada a emissão de documentos como o RG no estado do Ceará. Em virtude da situação provocada pela pandemia do Covid-19 atualmente ainda não existe uma alternativa online ou presencial para quem precisa fazer a emissão da segunda via da identidade Fortaleza.

Quantos dias demora para identidade ficar pronta?

Após realizar o preenchimento dos dados, informando o desejo de emitir a segunda via da identidade e realizar o agendamento para comparecer a uma das unidades e postos de atendimento que realizam a emissão da identidade, o prazo para que ela fique pronta pode ser em torno de 5 dias úteis. 

Como agendar no Poupatempo para tirar segunda via do RG?

Caso você está precisando realizar a emissão da segunda via do RG ou até mesmo fazer a renovação dele pode realizar o agendamento do seu atendimento por meio do Poupatempo, utilizando o disque Poupatempo. É necessário apenas entrar em contato por um dos telefones disponíveis e seguir todas as instruções para realizar a marcação do serviço. Veja qual o número do disque Poupatempo 0800-772-3633

Essa novidade busca da agilidade ao processo de agendamento para emissão e renovação de documentos como RG a fim de dar comodidade aos cidadãos de Fortaleza. Com ele é possível realizar uma melhor distribuição do fluxo de atendimento bem como dar agilidade ao processo evitando com que você venha a passar grandes períodos de espera em um dos postos de atendimento para realizar um serviço como esse.