Manter a documentação em dia em qualquer âmbito é super necessário para que possamos circular livremente sem receios. O CRV é uma documentação essencial para o carro e se você não possui o seu, é necessário imprimir a segunda via CRV. Neste artigo vamos te ensinar como solicitar, o que é, como preencher etc.

O que é CRV?

CRV é uma sigla que significa “Certificado de Registro de Veículo” e esse tipo de documento é essencial para estar regularizado e poder circular com o seu carro sem medo de ser parado pela polícia comprovando que o veículo é de alguém. Esse número fica na parte superior direita do documento e é gerado assim que você faz o emplacamento do carro no seu nome. Após a realização de todos os pagamentos, o documento é emitido pelo Detran e enviado para o endereço cadastrado no órgão. Se por algum motivo ele se perder, for extraviado, rasurado etc. é preciso correr para emitir sua segunda via CRV.

Segunda via CRV como solicitar

Para emitir a segunda via CRV, é preciso primeiramente que quem solicite e efetue esse procedimento seja o dono que consta no documento do veículo ou é necessário a emissão de uma procuração autenticada em cartório. Para solicitar também é preciso não ter débitos constando relacionados a multas, atraso de IPVA etc. A solicitação pode ser feita preenchendo formulários de agendamento nos Detrans Regionais, pagar o documento de arrecadação eletrônica em um banco válido e agendar uma vistoria no seu carro nos locais disponibilizados pelo Detran, comparecendo na hora e data marcados. Após a aprovação na vistoria, ele é emitido normalmente no setor de documentação do Detran.

Saiba Mais:

2 via boleto caixa habitação

2 via cartão de crédito Mooba Visa

2 via fatura Magazine Luiza

Como solicitar a segunda via do documento do veículo?

Para solicitar a segunda via CRV, é necessário seguir o passo a passo:

  • Entrar no site do Detran do seu estado;
  • Preencher um formulário de extravio/furto/roubo ou rasura do seu CRV (aqui é basicamente o motivo pelo qual você está solicitando a segunda via CRV);
  • Imprimir uma ficha de cadastro;
  • Emitir o DAE;
  • Pagar o DAE em algum banco credenciado da sua escolha;
  • Após o pagamento confirmado, agendar a vistoria;
  • Comparecer em data e hora marcados para a vistoria;
  • Após ter seu carro aprovado, comparecer no setor de documentação do Detran do seu estado para emitir a segunda via CRV.

Como preencher o CRV

Preencher o CRV é um procedimento que deve ser feito ao se realizar a compra e venda de veículos e principalmente se você já tiver emitido a segunda via CRV sabe o quanto o processo é demorado não pode ficar se dando ao luxo de cometer algum erro para precisar emiti-la de novo. Para fazer a transferência do veículo de uma pessoa para a outra sem erros ou pendências para o futuro é preciso que conste no documento as assinaturas válidas e atuais iguais às dos RG’s do antigo e novo proprietários (comprador e vendedor), endereço e data da compra, números de CPF e RG corretos, nome do comprador e valor acordado de venda.

Como saber se o documento está licenciado?

A maioria dos Detrans permitem que as pessoas façam consulta aos veículos pelo próprio site, mas é preciso estar em posse de algumas informações como CPF do dono, Renavam e placa do carro. O número da segunda via CRV pouco importa nessa consulta. 

Diferença entre CRV e CRLV

O CRLV é um documento emitido anualmente e que sempre muda nesse período pois está relacionado a licença de circulação do veículo e se o dono do carro realmente realiza os pagamentos de multas, do IPVA e licenciamento em dias. Esse documento é enviado pelos correios para o endereço cadastrado pelo motorista no Detran regional. Já oo CRV é um documento emitido com as informações do proprietário do carro como identidade, CPF, carteira de motorista, endereço etc. que podem ou não ser relativas a quem mais o dirige.  

Telefone e endereço Detran 

  • DETRAN/RN: Av. Perimetral Leste, 113 – Cidade da Esperança, Natal – RN, 59071-445; Telefone: (84) 3232-1207;
  • DETRAN/SP: Rod. Gov. Mário Covas, 111 – Centro, Bom Sucesso de Itararé – São Paulo, 18475-000; Telefone (11) 3322–3333;
  • DETRAN/MG:R. Miguel Gentil, 357 – Nova Gameleira, Belo Horizonte – MG, 30510-140; Telefone: (31) 3069-6601;
  • DETRAN/RJ: Av. Pres. Vargas, 817 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-004; Telefone: (21) 3460-4040;
  • DETRAN/PB: R. Márcia Carneiro Morais de Oliveira, s/n – Mangabeira VII, João Pessoa – PB, 58058-280; Telefone: (83) 3216-2570;
  • DETRAN/ES: Av. Fernando Ferrari,1080, Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul – Mata da Praia, Vitória – ES, 29066-920; Telefone: (27) 3137-1742;
  • DETRAN/SE: Av. Trancredo Neves, s/n – Ponto Novo, Aracaju – SE, 49040-490; Telefone: (79) 3226-2000;
  • DETRAN/BA: R. João XIII – Centro, Valente – BA, 48890-000; Telefone: (75) 3263-3244.