Como solicitar 2 via do IPTU Ribeirão Preto 2021? Passo a passo

IPTU Ribeirão Preto

Você que mora na cidade de Ribeirão Preto, com certeza deve pagar o seu IPTU Ribeirão Preto 2021. Muitas pessoas já conhece bem esse imposto e já tem certa facilidade em conversar sobre esse assunto, porém, ainda existem pessoas que pagam esse imposto e não sabem realmente por qual motivo é que pagam o mesmo. Pelo fato de muitas pessoas não reconhecerem o motivo de pagarem esse IPTU Ribeirão Preto 2021, é que resolvi fazer esse artigo,para explicar o motivo do pagamento desse imposto e esclarecer algumas dúvidas.

Veja também:

Como solicitar 2 via do IPTU Uberlândia 2021

Como tirar 2 via do IPTU NATAL 2021?

Como tirar 2 via do IPTU SALVADOR?

Como tirar 2 via do IPTU JOÃO PESSOA?

No artigo de hoje, além de poder compreender o que é e como é que funciona o IPTU Ribeirão Preto 2021, você poderá ver qual é a forma na qual você pode emitir a 2º via do mesmo, como consultar boleto do IPTU 2021, além de muitas outras informações que poderão te ajudar a ter um melhor entendimento sobre este assunto. Então, se você deseja conhecer todas essas e outras informações, basta que você continue acompanhado o artigo e preste bastante atenção em cada um desses tópicos. 

O que é o IPTU Ribeirão Preto 2021 (SP)?

Para quem ainda não sabe o que é o IPTU, nunca ouviu falar, mas precisa saber o que ele significa e porque esse pagamento é feito, hoje você vai poder tirar todas as suas dúvidas aqui. A sigla IPTU, significa Imposto Predial e Territorial Urbano. Esse imposto, é pago por quem mora em suas casas próprias ou possuem residências espalhadas pela cidade.Ou seja, qualquer proprietário de imóvel, necessita, obrigatoriamente, pagar esse imposto.

Mas esse pagamento não é feito mensalmente, assim como é efetuado o pagamento de outros, o IPTU Ribeirão Preto 2021, ou qualquer outro IPTU de outra cidade, só é pago uma vez por ano e todos os anos você deve efetuar o pagamento desse imposto caso possua residências próprias.

Quem mora na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, já deve estar acostumado com o pagamento desse imposto. Porém, existem pessoas que moram na zona rural e não conhecem esse imposto, e ao realizarem a construção ou a compra de uma casa nova na zona urbana, acabam estranhando esse novo imposto a ser pago. Porém, ele é necessário e pode te ajudar a receber melhorias em sua rua, ajudando a melhorar também na área da educação e também na área da saúde.

Outro ponto bastante importante de ser observado, é que até mesmo quem possui apenas o terreno em seu nome, que está dentro dos limites da cidade, mesmo sem haver nenhuma construção, seja de Ribeirão Preto ou qualquer outra cidade, possui a obrigação de pagar também pelo IPTU.

Quem deve pagar o IPTU Ribeirão Preto 2021 (SP) ?

O IPTU Ribeirão Preto 2021, é pago somente por aqueles moradores que residem na zona urbana da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo (SP). Além disso, as únicas pessoas que realizam esse pagamento, são os donos/proprietários dos imóveis. Ou seja, se você mora de aluguel em uma casa ou apartamento, mesmo que seja na cidade, não há a necessidade de você ter que pagar pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), pois o responsável por esse pagamento são os donos dos imóveis.

Logo, se você mora na cidade de Ribeirão Preto, e habita na sua casa própria, aí sim, você quem é o responsável por efetuar o pagamento do IPTU Ribeirão Preto 2021. E além disso, mesmo que você possui um terreno sem nenhuma construção, mas se ele estiver dentro do limite de zona urbana da cidade de Ribeirão Preto, você também terá que pagar pelo IPTU Ribeirão Preto 2021.

Como emitir a Segunda Via do IPTU Ribeirão Preto 2021?

Se acontecer o caso de você acabar perdendo o seu boleto do IPTU Ribeirão Preto 2021, não é necessário que você entre em desespero e se preocupe com isso, pois é possível que você consiga emitir a 2º via do seu boleto do IPTU de forma simples, rápida e bastante fácil e além disso, você não irá atrasar o pagamento do seu boleto e nem receberá multas.

Para Emitir a sua 2º via do IPTU Ribeirão Preto não há erro. É necessário apenas que você entre no site oficial da Receita da Fazenda de Ribeirão Preto. Busque pelos serviços online na página e clique na opção de “IPTU”. Depois disso, será necessário que você informe os dados que serão solicitados, ou seja, o número do seu cadastro. Vale ressaltar que não é necessário adicionar o dígito e nenhum outro símbolo (ponto, hífen) e nem espaço. 

Após informar esse número, prosseguindo, você já poderá ter acesso ao seu IPTU e terá a chance de conseguir imprimi-lo para efetuar o seu pagamento. Além de muito simples, esse processo é bastante rápido e logo você terá o seu IPTU em mãos para pagar.

Como consultar o boleto do IPTU Ribeirão Preto 2021?

Já para realizar apenas a consulta do boleto do IPTU Ribeirão Preto 2021, é necessário que você se dirija até a prefeitura da cidade de Ribeirão Preto. Lá, você terá que informar que deseja realizar a consulta do boleto do seu IPTU. Serão solicitados a você, alguns dados, sendo eles, o número do seu cadastro (que pode estar em um boleto de IPTU antigo – já pago) e o requerimento de certidão e pronto.

Qual é o valor do IPTU 2021 Ribeirão Preto 2021?

O valor do IPTU Ribeirão Preto 2021 não é um valor fixo para todas as pessoas que o pagam. Isso porque, para que esse valor seja determinado, é necessário que o seu imóvel passe por uma análise, para que o valor de venda do mesmo seja definido e por ele, ser feito o cálculo para saber exatamente de quanto será o seu IPTU. Ao levar em conta determinados fatores e estabelecer o preço venal do imóvel, é necessário multiplicar tal valor pela alíquota vigente.

Mais sobre a Prefeitura de Ribeirão Preto IPTU

Assim como a prefeitura da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo (SP), faz a cobrança do IPTU, todas as prefeituras de todas as cidades, realizam a cobrança do IPTU, pois esse valor deve ser obrigatoriamente pago por todos os donos e proprietários de imóveis na zona urbana. Esse imposto é pago anualmente por esses donos de imóveis e caso não seja pago, é possível que a pessoa que esqueceu, atrasou ou não quis pagar o IPTU, acabe perdendo o seu imóvel e tendo o mesmo leiloado.

Então, fique ligado nas datas de vencimento do pagamento do seu IPTU para não correr riscos e pague-o direitinho, para desfrutar dos benefícios que a prefeitura poderá lhe proporcionar utilizando o seu próprio dinheiro, como melhorias na saúde e educação, além de outros tipos de melhorias em sua rua.

Como pagar o IPTU Ribeirão Preto?

Você poderá realizar o pagamento do seu boleto de IPTU Ribeirão Preto em qualquer agência bancária de sua preferência e suas correspondentes. Dentre as opções nós temos, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Bradesco, o Banco do Brasil e o Banco Itaú. Além disso, é possível que, ao realizar o pagamento total do IPTU, você possa receber descontos. Caso o pagamento seja parcelado, esse desconto não é disponibilizado. 

Deixe um comentário